sábado, 11 de novembro de 2017

Distopias

Depois de Temer e Trump e tantos outros, a distopia imaginada na ficção cada vez se torna mais verdade. Então vou fazer um Top 15 das distopias, seja livros, filmes ou séries, que acho interessante, que foram inovadoras ou simplesmente gosto muito. Não tem ordem de valor. Se quiserem acrescentar nos comentários alguma que esqueci, ou não li/assisti, fiquem à vontade.
1 - Thundarr o Bárbaro (desenho animado) - Catástrofe natural. Um pedaço da Lua cai na Terra e causa inúmeras modificações. A Terra regride a um estado entre a barbárie, com elementos de sci-fi.
2 - Walking Dead (série) - Catástrofe viral - Um fenômeno transforma as pessoas em mortas-vivas. O diferencial das séries de zumbi, nos quais as pessoas precisam ser mordidas é que todos já estão contaminados. Morreu, vira zumbi pronto. No mesmo gênero os filmes do George Romero (cérebros) e Resident Evil
3 - Revolution (série) - Catástrofe humana - Um fenômeno acaba com toda eletricidade no mundo acaba e sua capacidade de gerar. Acho o conceito da série interessante e a primeira temporada é muito boa.
4 - 1984 (livro) - Ditadura civil/militar - A/o mãe/pai de todas ficções distópicas neste gênero. Uma sociedade controlada em todos aspectos: executivo, legislativo, judiciário, mídia (Brasil 2016) em uma Inglaterra, pelo Grande Irmão (Big Brother). No mesmo gênero merecem citações honrosas: Equilibrium e V de Vingança.
5 - Maze Runner (livro/filme) - Catástrofe natural/viral/humana - Explosões solares afetam a terra e causam destruição generalizada e aí o que o governo restante faz? Tenta salvar a população restante? Não cria a porra de um vírus para matar metade da população. Só que o vírus sofre uma mutação e deixa as pessoas tipo zumbi. E o que eles fazem para solucionar o problema é mais idiota ainda. Está na lista porque gosto do conceito do "zumbi" da série, acho superinteligente, os cranks e alguns personagens prestam.
6 - Dança da Morte (livro/filme/série) - Não podia faltar Stephen King (sou fã dele, tem problema?) - Catástrofe viral. Uma arma biológica foge do controle, um vírus apelidado de Capitão Viajante, acaba matando mais de 90% da população. O que sobra se dividem em dois grupos: um do bem com uma velhinha da hora e outro com o cão chupando manga, assoviando e arrebentando sua cabeça ao mesmo tempo, Randall Flagg (Negan, Governador, tudo é criança do jardim da infância perto dele). Considerado pela crítica como a melhor obra dele!
7 - Akira (anime) - Catástrofe nuclear. Junte uma sociedade sobrevivente a uma catástrofe nuclear, coloca gangues de moto e poderes psíquicos, muita violência e uma animação primorosa. No mesmo gênero, temos um livro ambientado no RJ - Os Reis do Rio, muito bom mesmo.
8 - Fahrenheit 451 (livro/filme). Ditadura civil/militar. Clássico como 1984. O romance apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido (Brasil 2016 - Escola sem Partido - Reforma da Educação?).
9 - Planeta dos Macacos (livro/filme/série). Catástrofe humana. Os americanos da década de 50/60 adoravam ficção científica/comics com macacos, tanto que existia uma regra na DC, feita pelo antológico Julius Schwartz que limitava a aparição de gorilas/macacos nas histórias, para não esgotar o tema que sempre aumentava as vendas. Então, em 1968, após a antológica cena, no qual o astronauta vivido por Charlton Heston (Ben Hurr/ Moisés na ficção - escroque na vida real), após fugir dos gorilas encontra a estátua da liberdade enterrada na praia foi o ápice, e um dos momentos antológicos do cinema. Teve um montão de continuações, série na TV, e dois remakes, um que não fez sucesso e outro que já gerou uma nova trilogia. Havia uma polêmica se o planeta em que Heston chega é a Terra ou não, mas acredito que a narrativas posteriores concluem que o planeta é a Terra.
10 - Tropas Estelares (livro/filme/série) - Catástrofe alienígena. Uma sociedade fascista no qual você ou é militar ou é lixo humano, encontra um inimigo alienígena insectóide que quer dizimar a Terra, e destrói Buenos Aires (anti argentinos vibram) e diversas outras cidades. Para isto utilizam armaduras modernas e afins. Tropas estelares inova em vários conceitos.
11 - O Sobrevivente (conto/filme). Reality show. Obras que trabalham a questão da televisão/mídia no controle, e agora a internet como alguns episódios de Black Mirror, são bem interessantes. Mas este conto de Richard Bachman (pseudônimo de Stephen King) associa justiça a reality show. Nesta sociedade fascista, a punição dos criminosos acontece na forma de um reality show, que são perseguidos por justiceiros criados para série, tal como super-heróis, e as pessoas apostam e ganham prêmios quando seu justiceiro mata um criminoso.
12 - Jogos Vorazes/Battle Royale (livros/filmes/quadrinhos). Categoria jovens se matando para manter sociedade fascista/reality show. Bem a categoria diz tudo. A grande diferença entre Jogos Vorazes e Battle Royale são alguns conceitos e pruridos que os americanos tem e os japoneses não. Em Jogos Vorazes, os distritos sorteiam anualmente dois jovens entre 11 e 17 anos para se matarem enquanto filmados e exibidos em rede nacional. Em, Battle Royale (que veio antes), a diferença está que é uma turma de alunos de média 15 anos que é escolhida, e tem que se matar e sobrar um. Lógico que o impacto psicológico é muito maior, pois todos são seus conhecidos, e até amigos. Battle Royale é muito mais violento, muito mesmo, tanto no aspecto físico quanto psicológico, estupro, abuso infantil, etc, e os temas abordados em comparação, parecem que Jogos Vorazes é um livro infantil. Não é uma obra fácil de ser lida, e em suas três versões livro (original), mangá e filme tem diferenças entre si, sendo o livro e o mangá muito mais fortes.
13 - Universo 2099 Marvel - As ficções mostradas falam da distopia geral, poderia acontecer, em grau menor ou infinitesimal, enquanto esta séries de HQs tratam da distopia do Universo Marvel. Uma catástrofe acaba com todos os heróis/vilões da Marvel, diferente de Wanted que só morrem os heróis, e o futuro é comandado por megas corporações, os Estados Unidos é presidido pela Alchemax (alguém disse Trump?), sem direitos sociais, polícia privatizada, câmeras por todos os lados. Cidade dos ricos no alto, pobres na cidade de baixo. Ricos como todos os direitos, inclusive com impunidade, principalmente os possuidores dos black cards, podendo matar, sendo punidos com multas e só. O que o mundo seria se dominado pelo pessoal do MBL. Também incluiria aqui o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e Reino do Amanhã de Mark Waid. Sobre Polícia privatizada, comandada por corporações, guerra de gangues e violência social, como em Robocop, foi inspirado neste sistema o Justiceiro 2099 que é muito bom.
14 - Exterminador do Futuro - Robôs dominado os humanos. Clássica série de filmes, no qual as máquinas vencem e tentam exterminar os humanos. Matrix, também está inserido neste tópico pois bebe da mesma fonte, mas inovou na realidade virtual.
15 - Mad Max - Os filmes de Mad Max podem ser separados por uma catástrofe. O primeiro é um filme bem realista sobre guerra de gangues, bem violento, e inovou nas filmagens das estradas. Do segundo em diante vira um mundo pós apocalíptico desértico, no qual falta tudo, principalmente água e combustível. No oposto cito Waterworld, o fracasso de Kevin Costner, que consegue se salvar no excelente O Carteiro que também é uma distopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário