sábado, 18 de janeiro de 2014

Desafiando o Mestre

No início deste século, houve um blog especializado em RPG, que ganhou até prêmio, mas que infelizmente no furação que foram os anos de 2003 e 2004 foi extinto, assim como o nosso outro A Criatura e a Moça. Este blog criação da minha esposa Patricia Daltro, que nós fazíamos juntos. Eu sempre adorei o nome: Desafiando o Mestre.
Ontem, fiz um texto no meu outro blog: marcelodaltro.blogspot.com  e no facebook www.facebook.com/marcdaltro sobre a minha saga no RPG, e os comentários sobre as aventuras e personagens maravilhosos que jogamos e criamos foram tão importantes, que resolvi fazer um novo blog tratando apenas disto.
Em resumo, para aqueles que não sabem o que é RPG (Role Playing Game), é um jogo de interpretação de personagens em uma tradução livre. Neste jogo você cria personagens e um dos participantes, denominado mestre, propõe uma aventura. Os jogadores vão determinando a sua ação dentro desta trama, que vai mudando dinamicamente, até o desfecho do jogo, onde os jogadores terão êxito ou fracassarão em seus objetivos. Não há vencedores ou perdedores em um jogo de RPG, o mestre não é o adversário, mas um contador de histórias interativo. No final de uma partida, caso você tenha se divertido, ganhou, ponto final. 
Lógico que dentro de um sistema de jogo, existem outras premiações à participação dos jogadores, como a própria evolução do personagem, que ganha mais poderes e pode fazer mais ações neste mundo ficcional. Complicado? Falando assim, parece, mas não é não. 
O maior desafio de um mestre de jogo é fazer uma aventura que todos gostem, que marquem os jogadores, e principalmente que se divirtam. Entretanto, o mestre não faz nada sozinho, a criação dos personagens marcantes é mérito de cada jogador e as ações dos jogadores complementam e superam as expectativas do mestre, no bom e mau sentido. Portanto, toda criação de RPG é uma criação coletiva, não é mérito exclusivamente do mestre, a participação do jogador é fundamental, por isso é complicado escrever sobre isso. 
Vou citar a criação de cada personagem a seu devido autor. Os lances mais absurdos e bizarros, preferirei colocar a citação apenas dos personagens, para não ofender ou denegrir a imagem de ninguém. E como o objetivo é diversão, vou dar prioridade aos mais engraçados ou marcantes.
Mas você que leu este blog e jogou ou joga RPG e quer ver seus "causos" expostos aqui é só me enviar a sua história por e-mail: marcdaltro@gmail.com, que ela poderá ser postada.

***

Sobre a disposição dos títulos, eu sempre adorei o jogo Scotland Yard, eu era o único que gostava e jogava, às vezes sozinho mesmo só para descobrir o resultado. Em sua homenagem os títulos da postagem começarão com " O Caso de(a)...."

***

Espero que você se divirta lendo como me diverti jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário