domingo, 26 de janeiro de 2014

RPG de Brinquedo

RPG de Brinquedo
por Marcelo Daltro



Introdução

Meu filho Daniel pediu para ensiná-lo a jogar RPG. Só que como ele tem 8 anos e ainda é novo para aprender todas as mecânicas do jogo, tanto no aspecto de regras como psicológico, resolvi fazer uma adaptação. Utilizei a mecânica do sistema d20 (que gosto bastante), simplificando ao máximo possível e utilizando os brinquedos dele como personagens. Desta forma nasceu o RPG de Brinquedo.
Um jogo que utiliza brinquedos, misturado com os elementos de RPG para resolver elementos básicos como combate. Contudo, como são brinquedos de vários tipos e marcas, tive que criar uma relação entre eles, classificando-os por tamanho.
Como teste/brincadeira, fizemos dois tipos de jogos, um combate entre grupos de brinquedos e uma aventura com direito a ficha de personagem e tudo. Então se você for uma pai/mãe RPGista que queira ensinar a seu filho pequeno os primórdios do RPG, ou simplesmente acabar com as discussões sobre acertar ou derrotar o brinquedo, esta pode ser uma boa pedida.

Regras Básicas

Como o objetivo é simplificar, os brinquedos não possuem atributos e o quanto de dano que eles podem causar é determinado por seu tamanho e pelo seu nível.
Todo brinquedo iniciante começa no nível 0. Caso seja a primeira vez que o brinquedo/personagem participe de uma partida/brincadeira, considere como deste nível. Esta regra não se aplica a NPCs (personagens não jogadores / brinquedos do mestre/pai/mãe) sejam eles aliados ou vilões.

I – Atributos Básicos

Os elementos que contém na ficha são os mais simples, não precisando criar uma ficha de personagem, podendo anotar em um papel comum, e são divididos em três itens:

1) Habilidade: Sua capacidade de atacar e realizar feitos ou perícias. O bônus de habilidade inicial é +0, e depois aumenta em +1 por nível.
  • Combate: Rola-se um d20 e soma-se o bônus de habilidade para determinar a iniciativa. Depois em ordem do maior valor para o menor, rolam-se os ataques: d20 + bônus de habilidade contra a defesa do alvo. Caso o resultado seja maior ou igual a defesa, o atacante tem êxito e causa dano (dado referente ao tamanho + bônus de habilidade). Diminui o resultado dos pontos de vida do alvo, caso ele chegue a 0 ou menos pontos de vida, o adversário está derrotado ou morto1. Considere na rolagem do dado 1 sempre falha e 20 crítico (dano x2)2.

Tabela 1 – Dano por Tamanho
Tamanho do boneco
Dano especiais de RPG
Dano d6
Nome
Centímetros
Ex.
PP (Minúsculo)
1 - 3
Star Wars Fighter Pods
1d4
1d6-2
P (Pequeno)
4 - 7
Super Hero Squad
1d6
1d6-1
M (Médio)
8 - 11
Star Wars Mission Series / Playmobil
1d8
1d6
G (Grande)
12 - 21
Marvel Select
1d10
1d6+2
GG (Enorme)
22 - 40
Max-Steel
1d12
1d6+4
XG (Colossal)
40 +
Boneco Gigante da Marvel
2d10
2d6
  • Perícias, feitos, etc.: Sempre que você achar que o brinquedo deva testar algo para determinar se ele teve êxito ou não em fazer algo faça um teste de habilidade. Este jogo é uma brincadeira, e não possui regras sobre perícias e afins. É simples faça um teste de habilidade (d20 + bônus de habilidade) contra a dificuldade: Muito fácil CD 5, Médio CD 10, Difícil CD 15, Muito difícil CD 20. Maior ou igual a CD, teve êxito. Simples assim. Quaisquer habilidades especiais que o brinquedo no qual foi inspirado possua, considere como teste de ataque ou perícia. Por exemplo: poderes jedis ou sith em Star Wars.
2) Defesa: Sua capacidade de defender / absorver o dano. O valor inicial é 10 e aumenta em +1 por nível.

3) Pontos de Vida: Os pontos de vida inciam com 10, e aumentam em +5 por nível.



II – Experiência

A cada 5 batalhas vencidas ou no final da brincadeira, o brinquedo jogador passa de nível. Com isso ele aumenta suas habilidades de acordo com a tabela abaixo:

Tabela 2 – Evolução por Nível
Nível
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Habilidade
+0
+1
+2
+3
+4
+5
+6
+7
+8
+9
+10
Defesa
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Pontos de Vida
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60


III – Adversários

Não há uma regra específica para criar adversários, mas há uma regra básica de nunca colocar NPCs fortes demais, pois os jogadores serão sempre derrotados, ou fracos demais que não representem desafios. Como é uma brincadeira, utilize o seu bom senso, afinal é o seu filho(a)! Um desafio médio, seria um personagem de 2 ou 3 níveis acima do jogador.

IV – Campanhas

Você, como mestre, pode optar por vários tipos de aventura. Pense nas brincadeiras que você faz com o seu filho e adapte resolvendo as questões com lances de dados! Pode desde uma campanha longa, quanto um duelo individual ou por equipes. Use a sua imaginação e você verá que será diversão garantida! Com o meu filho, ele não quis ficar com um só personagem/brinquedo, além disso, participou da criação da aventura, criando uma terra imaginária com direito a florestas, desertos, geleiras e cavernas sombrias. O que é um excelente estímulo para a imaginação e o desenvolvimento do seu filho(a). Eu me diverti bastante e foi uma maneira de estreitar ainda mais nossos laços.
Divirta-se você também e jogue RPG de Brinquedo!



1Eu prefiro dizer derrotado, o que é bom porque evita uma série de regras alternativas de vida e morte dos personagens/brinquedos, e um detalhe os brinquedos nunca morrem definitivamente, o que é mais legal nas brincadeiras! :D

2Caso você não tenha os dados de RPG (Que pai/mãe RPGista você é?). Você poderá jogar com 3d6, só que neste caso 3 será falha crítica e 18 acerto crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário